Produzir os queijos Kroon é um trabalho baseado em uma experiência de cultivo e produção que requer cuidado e critério em cada etapa. Conheça a seguir cada uma delas:
É do melhor leite que nascem os melhores queijos, e o melhor leite só pode vir de animais bem cuidados. Nossas vacas e cabras são alimentadas com capim, forragem e ração concentrada para mantê-las saudáveis, fortes e gerando leite de altíssima qualidade.
Depois de selecionado e tratado, o leite recebe a cultura inicial e o coalho, que coagula as proteínas e resulta numa massa gelatinosa.
Essa massa gelatinosa é cortada e separada em uma parte líquida, o soro do leite e outra parte sólida, a coalhada.
A coalhada é colocada em uma forma e prensada para extrair ainda mais líquidos.
Depois de prensado, o queijo é levado para um banho de salmoura, onde ganha mais sabor.
Ao final, as rodas de queijo são deixadas para maturar por entre quatro semanas e um ano com temperatura e umidade controlada. É este período que refinará suas características de sabor, textura e aparência!
A maturação é uma etapa muito importante na fabricação de queijos, onde ocorre o desenvolvimento das propriedades físicas e químicas do queijo produzido. Existem duas formas para maturá-lo:
O queijo é deixado em um local de temperatura e umidade controladas para maturar sozinho em uma grande prateleira.
O queijo é feito dentro de uma forma e embalado em um grande saco plástico.
São mais leves em todos os aspectos, com sabor e aroma mais suaves, paladar cremoso e textura macia.
Apresentam características sensoriais mais complexas, como sabor, aroma, textura e formato, tornando-se mais intensos, picantes e encorpados.
O queijo se mantém cremoso e com textura macia
O queijo mantém certa cremosidade e adquire cristais. Seu sabor se torna mais intenso
O queijo se torna encorpado, com sabor intenso cristais de uma maturação perfeita
Sabia que, para fabricar 1 kg de queijo, são utilizados 10 litros de leite? São nutrientes valiosíssimos para o bom funcionamento do nosso organismo.
Os queijos são ricos em proteínas, cálcio, fósforo, zinco, selênio e vitaminas A, B2, B12 e K, fundamentais para fortalecer os dentes, ossos, músculos, ajudar no metabolismo e no desempenho do sistema nervoso.
Queijos estão entre as principais fontes dessa vitamina tão essencial que não é produzida pelo nosso organismo. Síntese de hemoglobina e manutenção das células nervosas são só duas de suas atribuições!
O leite utilizado nos queijos Kroon não contém antibióticos. Assim que uma vaca é medicada, nossos fazendeiros cooperados são orientados a separar seu leite para que não seja entregue à produção.
A COR AMARELADA DOS QUEIJOS VEM DO BETACOROTENO, que é a mesma substância que dá a coloração alaranjada das cenouras!
OS BURACOS DO MAASDAM SÃO CHAMADOS DE "OLHADURAS". Se formam devido ao processo de fermentação do queijo, e indicam que ele foi fabricado nas condições ideais de temperatura, umidade, oxigenação e maturação adequada.
DURANTE A MATURAÇÃO ACONTECE UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS, BIOQUÍMICAS E MICROBIOLÓGICAS NO QUEIJO, e seu tempo varia para cada tipo de queijo. Os Queijos Kroon maturam de quatro semanas a um ano.
QUEIJOS MAIS MATURADOS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS MAIS COMPLEXAS, como sabor, aroma, textura e formato, tornando-se mais intensos, picantes, encorpados e complexos. Já os queijos menos maturados são mais suaves, cremosos e com texturas
O casamento perfeito entre o sabor dos melhores queijos com as melhores bebidas.
De sabor leve e versátil, o Kroon Gouda harmoniza perfeitamente com:
O Maasdam tem perfil refinado, levemente adocicado e combina com:
Edam surpreende por sua cremosidade, suavidade e combina com:
Feito com leite de cabra 100% puro e pasteurizado. Sabor suave e cremoso, combina com:
100% leite de cabra maturado, encorpado e com aroma delicioso, harmoniza com:
Gouda cremoso, temperado com cebola, salsinha, cebolinha e alho, que dão um sabor delicioso a esse queijo leve, combina com:
Gouda cremoso, temperado com azeitonas, manjericão, tomate e alho, trazendo o paladar refinado e saudável do Mediterrâneo, e combina com:
Gouda cremoso, temperado com pimenta-do-reino fresca e moída, combina com:
Gouda cremoso, temperado com cominho, harmoniza com:
O sabor intenso, devido à maturação por 12 meses, harmoniza com:
O sabor levemente adocicado e frutado harmoniza com:
Confira as melhores formas de manter o sabor e o aroma dos seus queijos:
Como os queijos Kroon são dispostos nas geladeiras dos supermercados, prefira pegá-los ao final das compras, assim passam menos tempo em temperatura ambiente.
Atente-se à temperatura da geladeira. Os queijos não podem ficar onde sofrem muitas alterações de temperatura, como na porta, ou que tenham risco de congelar, como na parte de trás da prateleira.
Para os queijos em peça, a melhor opção é envolvê-los em papel antiaderente para cozinhar (papel manteiga ou papel vegetal) e guardá-los em um saquinho ou pote com fecho hermético para que não ressequem. Já os fatiados, devem ser acomodados dentro da embalagem original e depois guardados também dentro do saquinho ou pote com fecho hermético.
Basta tirar os queijos da geladeira com meia hora de antecedência e organizá-los numa belíssima tábua com embutidos, castanhas, geleias e frutas.